Tarefas
1º Trabalho do 2º Bimestre
SEGREDINHOS DE AMOR
Elias José (adaptado)
Gosto muito de vocês,
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1) Por que as palavras: “ridículo”, “sílaba” e “rápido” estão acentuadas no texto ?
R - _________________________________________________________________________________________
2) Como foi explicado nas aulas, eu lírico é a personalidade que se manifesta no texto poético. Sendo assim, é possível saber a quem ele se dirige ? Justifique sua resposta.
R - _____________________________________________________________________________________
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3) Cite, pelo menos, três sentimentos expressos pelo eu lírico no texto.
R - ______________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
4) Por que o eu lírico quer guardar todas as recordações que viveram juntos ?
R - ______________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
5) Complete:
A) Separam-se as ....................... dos dígrafos: ...... , ...... , ...... , ...... e ......
B) Sílaba é o grupo de ................ que se emite em cada impulso de .............., tendo por base uma ..................... a que se juntam ................................... e outras ......................
C) A sílaba pronunciada com mais intensidade é chamada de ..................................................
D) Hiato é o encontro de duas ........................ pronunciadas em ................... impulsos de .................., formando ............................... diferentes.
E) Proparoxítona é a palavra cuja sílaba ......................................é a ....................................................
6) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique os encontros vocálicos:
A) Fiel __________________________________________________________________________________
B) Muito __________________________________________________________________________________
C) Meio __________________________________________________________________________________
D) Desafios _______________________________________________________________________________
E) Alegria _________________________________________________________________________________
7) Coloque V ou F:
A) ( ) Não se separam as letras dos grupos consonantais reais (consoante + L ou consoante + R). Exemplos: “segredo” e “sublime”.
B) ( ) Não se separam as vogais dos ditongos e dos tritongos. Exemplo: brin-ca-dei-ras e a-ve-ri-guei.
C) ( ) Toda consoante, no meio da palavra, não seguida de vogal, fica na sílaba anterior. Exemplos: ab-so-lu-to e pers-pi-cá-cia
D) ( ) Se a consoante inicial não for seguida de vogal, vai para a sílaba seguinte. Exemplos: mne-mô-ni-co e psi-co-ló-gi-cos.
E) ( ) Separam-se as letras dos dígrafos: CH,LH, NH, QU e GU. Exemplo: segredinho.
8) Cite duas palavras do texto em que há dígrafos, cujas letras não podem ser separadas.
R - _____________________________________________________________________________________
9) Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, justificando a acentuação gráfica:
(A) Tórax (B) Mnemônico (C) Há (D) História (E) Vocês (F) Inolvidável (G) Caráter |
( ) paroxítona terminada em “L” ( ) monossílabo tônico terminado em “A” ( ) É proparoxítona. ( ) paroxítona terminada em “R” ( ) paroxítona terminada em ditongo ( ) oxítona terminada em “E” seguido de “S” ( ) paroxítona terminada em “X” |
10) Grife a sílaba tônica das palavras e as classifique quanto à tonicidade:
A) Explicação______________________
B) Foram _________________________
C) Guardada ______________________
D) Psicológico _____________________
11) Explique o sentido das expressões destacadas nas frases abaixo:
A) São rios de regime nival e pluvial.
__________________________________________________________________________________________
B) Nosso vizinho tem um grave problema cardíaco. É uma pena, pois ele é uma pessoa muito cordial.
___________________________________________________________________________________________
C) Trouxeram-nos um litro de mel silvestre.
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D) Percebeu que estava tornando-se senil, quando as dores renais, cervicais e ciáticas não o abandonaram mais.
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E) Fred foi condenado pelo crime passional que cometeu há dois anos.
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12) Complete as frases seguintes com os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas entre parênteses:
A) Ela saiu para a caminhada ____________________(da manhã) e acabou voltando somente na refeição ______________________(da tarde).
B) Houve um significativo crescimento nos rebanhos______________________(de boi), ____________________(de ovelhas), ___________________(de cabras) e __________________________(de porcos).
C) A população ______________________(das ilhas) apresenta distribuição ______________________(de idade) equilibrada.
D) Após o acidente, Leandro foi levado ao hospital com fortes dores ____________________(do tórax) e suspeita de traumatismo ______________________ (do crânio).
E) A navegação _________________________(dos rios) é muito praticada no Norte do País.
13) Coloque os adjetivos pátrios das seguintes localidades:
A) Santa Catarina: __________________________________
B) Uberaba: _______________________________________
C) Sergipe: _______________________________________
D) França: ________________________________________
E) Franca: _______________________________________
F) Ásia: ________________________________________
G) Marte: ______________________________________
H) Acre: _______________________________________
I) Egito: _______________________________________
J) São Paulo (capital): __________________________
K) Rio de Janeiro (estado): ________________________
14) Coloque os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas:
A) de estrela: _______________________________
B) de face: _________________________________
C) de fera: _________________________________
D) de frente: _______________________________
E) de idade: _______________________________
F) de inverno: _______________________________
G) de lado: ________________________________
H) de macaco: ______________________________
I) de tórax: ________________________________
J) de veias: _______________________________
15) Passe os adjetivos para o plural:
A) Gentil - __________________________________
B) São - ___________________________________
C) Azul - ___________________________________
D) Útil - ___________________________________
E) Feroz - ________________________________
F) Sensível - _______________________________
16) Passe os substantivos para o plural:
A) Ancião - ________________________________
B) Mão - _________________________________
C) Gravidez - _____________________________
D) Pão -_________________________________
E) Giz - _________________________________
F) Cidadão - ____________________________
G) Radar - _____________________________
H) Luz - _______________________________
I) Voz - _______________________________
17) Passe os substantivos para o plural e para o diminutivo:
A) Anel - _____________________________________
B) Limão - ___________________________________
C) Mamão - ________________________________
D) Papel - __________________________________
E) Pardal - __________________________________
F) Lençol - __________________________________
G) Cão - ____________________________________
H) Coração - _______________________________
18) Passe os substantivos para o feminino:
A) Profeta:__________________________________
B) Presidente: _______________________________
C) Gigante: _________________________________
D) Oficial: ___________________________________
E) Ancião: __________________________________
F) Zangão: _________________________________
19) Passe os adjetivos para o feminino:
A) Cru: __________________________
B) Mau: _________________________
C) Ateu: _________________________
D) Cristão: _______________________
E) Chorão: _______________________
F) Espanhol: _____________________
G) Burguês: _______________________
20) Passe os substantivos para o plural:
A) Pão:_________________________
B) Corrimão: _____________________
C) Colher: _______________________
D) Fóssil: _______________________
E) Mão: _________________________
F) Projétil: ________________________
G) Pagão: _______________________
H) Capitão: _______________________
21) Leia as palavras abaixo:
diagrama, adquirir, brita, nascer, excedente, massa, pleno, chave, crítico, nasça, flecha,bloqueio, classificação, oftalmologista, questão, aguentar
A) Indique os dígrafos consonantais:
__________________________________________________________________________________
B) Indique os encontros consonantais:
____________________________________________________________________________________________________________
22) Separe as sílabas e, em seguida, classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo:
A) Alguém: ______________________________
B) Trouxeram: ____________________________
C) Diáspora: _____________________________
D) Tuiuiú:_________________________________
E) Piauí: _____________________________
F) Ideia:_________________________________
G) Gênio:_____________________________
H) Tireoide: ____________________________
I) Claustrofobia: ________________________
23) Separe as sílabas abaixo e classifique as palavras:
A) Melancia: ______________________________
B) Saíram: _______________________________
C) Sobressaí: _________________________
D) Sobressai: _________________________
E) Iguais: ___________________________
F) Circuito: __________________________
G) Balões: ____________________________
24) Grife a sílaba tônica e classifique a palavras quanto à tonicidade:
A) Ação: __________________________________
B) Atuou: __________________________________
C) Caetano: ________________________________
D) Parelelepípedo ___________________________
E) Látex ___________________________________
T) Ruim: ___________________________
25) Classifique as palavras abaixo quanto à tonicidade:
A) Substantivos: _______________________________
B) Córtex: ___________________________________
C) Paraguai: _________________________________
D) Cálice: _________________________________
E) Professor: _______________________________
F) Humano: ______________________________
G) Jesus: ________________________________
H) Oxítona: _______________________________
I) Invariável: __________________________________
J) Ancião: __________________________________
K) Infinita: __________________________________
L) Gênero: _____________________________
M) Comprar: _______________________________
N) Intérprete: ________________________________
O) Trabalhador: ______________________________
P) Trabalhava: _________________________________
Q) Número: ______________________________
R) Doença: _________________________
S) Raiz: ____________________________
26) Observe a linguagem coloquial abaixo e substitua-a pelo adjetivo superlativo absoluto sintético apropriado:
A) Ela adotou uma posição supercrítica.
_____________________________________________________
B) Ele é um piloto superveloz.
____________________________________________________
C) Crianças subnutridas têm uma constituição vulnerável, vulnerável.
______________________________________________________
D) É superpossível que a gente vá viajar.
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E) Ela tem uma cabeça arquipequena.
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F) Hitler é uma cão supermanso.
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G) A violeta é uma planta fragilzinha.
__________________________________________
H) Ele é arquiamigo de meu irmão.
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I) Ele saiu daqui felizinho da silva.
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J) Jeca Tatu é um cara sabidão.
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27) Classifique o grau dos adjetivos:
A) Sou mais alto do que você.
_____________________________________________________
B) João é o mais alto de todos.
_____________________________________________________
C) Sou tão alto quanto você.
____________________________________________________
D) Este monte é o maior de todos.
___________________________________________________
E) O Sol é maior do que a Terra.
___________________________________________________
F) Pedro é o menos alto de todos.
__________________________________________________
G) Sou menos alto do que você.
__________________________________________________
H) A torre é muito alta.
__________________________________________________
I) A torre é altíssima.
___________________________________________________
28) Observe as palavras abaixo:
Parede, carro, saudade, flor, cardume, Paraná, porta-luva, pinacoteca, Rio Grande do Norte, arco-íris, frota, Joãozinho, dentadura, pedra, sapataria, Europa, solidariedade, tristeza, sorveteria, terra, América do Sul.
Agora, coloque os substantivos que sejam, ao mesmo tempo:
A) Simples, comuns e concretos -
B) Simples, concretos e próprios -
C) Compostos e próprios -
D) Derivados -
E) Abstratos -
F) Coletivos -
G) Primitivos -
29) Grife a sílaba tônica e classifique as palavras quanto à tonicidade:
A) Pedagógicos:
B) Professor:
C) Professora:
D) Municipal:
E) Brincar:
F) Casa:
G) Mamãe:
H) Rápido:
I) Deverá:
30) Separe as sílabas, grife as tônicas e classifique as palavras abaixo:
A) Diversão:
B) Uniforme:
C) Pátio:
D) Angélica:
E) Características:
F) Mnemônico:
G) Herói:
H) Perspicácia:
I) Alfabética:
M) Interpretação:
N) Código:
O) Helicóptero:
P) Príncipe:
Q) Princesa: