Tarefas do 7º Ano

1º Trabalho do 1º Bimestre - 2024

 
 
 
 
Responda as questões abaixo, de acordo com o texto:
 
1) Faça uma lista de 15 palavras e expressões que podem entusiasmar as ´pessoas, fazendo-as se sentirem mais valorizadas, respeitadas e com mais vontade de fazer o bem a todos.
                                                                                                                      (8)
2) Quais as consequências da fofoca?
                  (2)
3) Quais os destinos de qualquer tipo de palavra?
                   (2)
4) O que é a ecologia da orelha?
                    (8)
5) O que entra pelas nossas orelhas?
                      (2)
6) Cite 4 sentimentos e ações que causam a poluição da orelha.
                                        (3)
7) Que tipo de tolerância o autor do texto defende?
                     (2)
8) Cite 4 palavras paroxítonas terminadas em ditongo do texto.
                                   (3)
9) Qual é a palavra proparoxítona do texto?
                        (2)
10) Quais são as 5 palavras oxítonas acentuadas do texto?
                                    (2)
 

2º Trabalho do 1º Bimestre - 2024

 
Leia o texto abaixo e analise as imagens, para responder às questões abaixo:
 
 
Agora, responda as questões de acordo com o texto acima, juntamente com as imagens:
 
 
 
 
 
 
 
 

3º Trabalho do 1º Bimestre - 2024

 
 
 
1) Qual é o gênero discursivo do texto?  Justifique sua resposta.
                                                             (3)
2) Dê um sinônimo para "patrulha".
              (2)
3) Qual é o significado de "bulha"?
                 (2)
4) Dê sinonimos para "ecológica".
                    (2)
5) Quem destrói a natureza?  Como?
                    (2)
6) Qual é a interjeição do texto?
                     (2)
7) Quais são as onomatopeias do texto?  O que significam?
                         (3)
8) Ao final da ação do homem, fica uma sigla.  O que ela significa?
                              (2)
9) Quais são as linguagens presentes?  Justifique.
                       (5)
10) Quantos versos há no texto?  
                         (2)
11) O que é verso?
             (2)
12) Quantas estrofes há no texto?
                   (2)
13) O que é estrofe?
              (2)
14) Cite 1 diferença de significado e 1 de classe gramatical na palavra "mata" da 3ª estrofe.
                                               (3)
15) Qual é o trocadilho presente?
              (2)
16) O que é trocadilho?
                (5)
17) Qual é o significado dos 2 últimos versos?
                     (4)
 

 

 
 
 
 
 

4º Trabalho do 1º Bimestre - 2024

 
 
 
 

Trabalhos do 2º Bimestre

 

1º Trabalho do 2º Bimestre

 
 
1) Qual é o significadop de "ponto final" no texto?
R -                           (2)
 
2) Cite umas ações erradas que o amor faz, de acordo com o texto.
R -                       (2)
 
3) A que "final" o eu lírico se refere?
R -                (2)
 
4) Quem é o eu lírico do texto?
R -                   (2)
 
5) Qual é o significado de "ontem é passado"?
R -                      (2)
 
6) Qual é o gênero discursivo do texto?
R -                    (2)
 
7) Dê 2 sinônimos para "dádiva", de acordo com o texto.
R -                     (2)
 
8) Qual é o significado de "carruagem" no texto?
R -                    (2)
 
9)  O que "estrelas" representam no texto?
R -                (2)
 
10) Por que a filha do meio foi mais apegada aom pai?
R -                       (3)
 
11) Por que a mãe chama o pai para os estragos que o filho faz?
R -                (3)
 
12) De acordo com o texto, o que faz uma história bonita não ter ponto final?
R -                                    (2)
 

 

2º Trabalho do 2º Bimestre

 
 
6) O pai resolveu vender Maninha.  Zezinho queria impedir, mas ele não podia discutir com o pai.  Por quê?
R -                                     (3)
 
7) Cite 2 características da porquinha.
R -                  (2)
 
8) Quais são os personagens do texto?
R -                  (2)
 
9) De que tipo é o narrador do texto?  Justifique.
R -                  (2)
 
10) Qual é o significado de "contestar"?
R -                       (2)
 
11) Cite 5 locuções verbais do texto.
R -                           (3)
 
12) Por que a mãe queria matar a porquinha?
R -                      (2)
 
13) Cite 7 adjetivos presentes no texto.
R -          (2)
 
14) Cite 6 substantivos abstratos do texto.
R -                                   (2)
 

3º Trabalho do 2º Bimestre

 
 
Era uma vez
 
1) Quais os temas dos contos de Hans Christian?
R -                       (4)
 
2) Como é o reino imaginário de Hans Christian?
R -                        (4)
 
3) Quem comanda o reino nos contos de Andersen?
R -             (1) 
 
4) Que tipos de obras artísticas Andersen escreveu?
R -               (2)
 
5) Como se caracteriza o reino de Andersen?
R -                (2)
 
6) Cite 6 adjetivos contidos no texto.
R -                        (2)
 
7) Cite 7 verbos no presente do indicativo presentes no texto.
R -                        (3)
 
8) Qual é o adjetivo gentílico do texto?
R -                (1)
 
9) Qual é o verbo que está no presente do subjuntivo?
R -             (1)
 
10) Cite 3 verbos no pretérito perfeito do indicatrivo.
R -            (2)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Atividades valendo visto

 

Visto 2 - Atividades sobre classes gramaticais

 

1) Coloque o adjetivo pátrio ou gentílico referente aos seguintes locais:

  • Pernambuco:
  • Salvador:
  • Brasília:
  • Espírito Santo:
  • Rio Grande do Sul:
  • Rio Grande do Norte:
  • Belo Horizonte:

 

2) Coloque o coletivo de:

  • Flores:
  • Lobos:
  • Pessoas:
  • Chaves:
  • Abelhas:
  • Ilhas:
  • Alhos:
  • Caminhões:
  • Animais de uma região:
  • Vegetais de uma região:
  • Animais de grande porte:

3) Coloque o adjetivo superlativo referente a:

  • Simples:
  • Elegante:
  • Difícil:
  • Áspero:
  • Fiel:
  • Negro:
  • Livre:
  • Magro:
  • Simpático:
  • Frio:
  • Humilde:
  • Liberto:

4) Coloque os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas:

  • De estômago:
  • De coração:
  • De fígado:
  • De pele:
  • Da mente:
  • De memória:
  • De casa:
  • De jovem:
  • De criança:
  • De manhã:
  • De tarde:
  • De idoso:
  • Do Estado:
  • Do país:
  • De dinheiro:
  • Da cidade:
  • Do município:
  • Do pulmão:
  • Da pessoa:
  • De mãe:
  • De irmão:
  • Dos rins:
  • Dos olhos:

5) Qual é a locução verbal presente no 4º parágrafo do texto da página 14?

 R -                                       (1)

6) Cite os substantivos abstratos do último parágrafo da página 18.

 R -                                         (1)

7) Qual é o sentido dos adjetivos destacados abaixo?

A) São rios de regime nival e pluvial.

                       (1)

B) Juvenal tem um problema cardíaco. Ele é muito cordial.

                                     (1)

C)  Este mel é silvestre.

                    (1)

D) Mirela tem dores renais, cervicais e ciáticas.

                            (1)

E) Fred cometeu um crime passional.

                        (1)

8) Substitua a expressão popular por um adjetivo superlativo:

A) Ela adotou uma posição supercrítica.

                                 (1)

B) Ele é um piloto superveloz.

                      (1)

C) Pessoas desnutridas possuem uma constituição vulnerável, vulnerável.

                           (1)

D) É superpossível que a gente viaje.

                      (1)

E) Ela tem uma cabeça megapequena.

                    (1)

F) A violeta é uma flor fragilzinha.

                       (1)

G) Ele é arquiamigo do meu irmão.

                           (1)

H) Ele saiu daqui felizinho da Silva.

                         (1)

I) Jeca Tatu é um cara sabidão.

                          (1)

J) Este prédio é triantigo.

                  (1)

K) Seu café ficou hiperdoce.

                      (1)

9) Coloque as formas simples dos verbos correspondentes às locuções verbais abaixo:

A) vou fazer:

B) vou trazer:

C) vamos escrever:

D) iremos estudar:

E) irão sair:

F) ia fazer:

G) Íamos almoçar:

10) Forme substantivos abstratos a partir de:

  • Forte:
  • Varrer:
  • Belo:
  • Ler:
  • Nascer:
  • Construir:
  • Ácido:

11) Analise as frases abaixo, grife os verbos e coloque o tempo e o modo verbal de cada um:

A) Tomara que ele se saia bem na prova.

                            (1)

B) Acho que ele vai embora.

                     (1)

C) Estude para a prova.

                 (1)

D) Espero que ele não faça mais isso.

                         (1)

E) Não jogue papel no chão.

                       (1)

F) Comprei um doce de uma pessoa que estava doente.

                                  (1)

G) Eu aceitaria carona, se você fosse para o centro.

                                       (1)

H) Quando Antônio chegou, o trem já partira.

                                (1)

I) Se você vir Marília, peça para ela vir aqui.

                                 (1)

J) Falarei para todos que você é bom.

                         (1)

12) Informe a classe gramatical das palavras grifadas, especificando-as.

A) Ela saiu para caminhar.

                   (1)

B) Após o acidente, Leandro foi levado ao hospital.

                           (1)

C) Se você voltar, vai se arrepender.

                          (1)

D) Josué usava um terno azul-escuro ontem.

                              (1)

E) O primeiro aluno a chegar sentou-se na última carteira.

                                          (1)

F) Meus irmãos compraram um BMW.

                            (1)

G) O menino caiu aqui.

              (1)

13) Coloque todas as classificações dos substantivos:

A) couve-flor:

B) tranquilidade:

C) Plutão:

D) dente:

E) pedreiro:

F) beleza:

G) Austrália:

H) frota:

14) Como se reconhece a interjeição na fala?

R -                         (1)

15) E na escrita?

R -             (1)

 

 

 
 

Pesquisa 1 -  Verbos – da página 25 a 32 do livro didático

1) O que é gerundismo?  Seu uso é adequado?  Dê um exemplo.

R -                                         (5)

2) O que são verbos regulares?  Explique o que se mantém e o que sofre alteração.

R -                              (4)

 

3) O que são formas nominais do verbo e quais são elas.

R -                                (4)

4) O que é radical?  Qual é o radical do verbo “mandar”?

R -                               (5)

5) O que são verbos irregulares?

R -                           (4)

6) Dê 5 exemplos de verbos no infinitivo.

R -                           (2)

7) O que é locução verbal?

R -                 (4)

8) Dê 5 exemplos de verbos no gerúndio.

R -                      (2)

9) Dê 5 exemplos de verbos irregulares.

R -                       (2)

10) Cite 5 exemplos de verbos no particípio.

R -                        (2)

11) Por que o gerúndio, o infinitivo e o particípio podem ser chamados de formas nominais do verbo?

R -                    (3)

12) Palavras de quais classes gramaticais podem ser chamadas de “nomes”?

R -                                 (1)

13) Cite 7 exemplos de locuções verbais.

R -                         (4)

 

Revisão para a 2ª Prova Bimestral

Leia o texto “Assaltos insólitos” para responder às questões a seguir:

1) Complete as palavras do 1º parágrafo.

R -                           (3)

2) Complete as palavras do 2º parágrafo.

R -                         (3)

3) Complete as palavras do 3º ao 8º parágrafo.

R -                         (3)

4) Complete as palavras do 10º ao 12º parágrafo.

5) O que significa, no texto, a expressão “terapêutica atividade”?

R -                             (1)

6) Justifique a grafia da palavra grifada em: “Por que você está assustado?”

R -                              (2)

7) Qual é o significado de “pão-duro” no texto?

R -                              (2)

8) Cite 5 adjetivos presentes no texto.

R -                              (2)

9) Cite 5 substantivos abstratos do texto.

R -                              (2)

10) Cite 5 substantivos simples, comuns e concretos do texto.

R -                              (2)

11) O que é substantivo?

R -                              (2)

12) Qual é a linguagem expressa no texto? Justifique.

R -                              (2)

13) O que é linguagem não verbal?

R -                              (2)

14) De que tipo é o narrador do texto? Justifique.

R -                              (2)

15) Quais são os adjetivos superlativos do texto?

R -                              (2)

16) Cite 4 verbos do 1º parágrafo que estão no presente do indicativo.

R -                              (2)

17) Cite 2 verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo.

R -                              (2)

18) Cite 4 verbos no pretérito imperfeito do indicativo.

R -                              (2)

19) Cite uma frase do texto que apresenta antítese.

R -                              (2)

20) O que é antítese?

R -                              (2)

21) Coloque o significado das figuras de linguagem abaixo:

*onomatopeia –

            (2)

* hipérbole –

            (2)

*prosopopeia -  

            (2)                          

* ironia –

      (2)

22) Dê um exemplo de:

* onomatopeia –

* hipérbole –

* prosopopeia –

* ironia –

23) Coloque o significado de:

* iminente –

* eminente –

* cela –

* sela –

* comprimento –

* cumprimento –

24) Coloque o adjetivo correspondente a cada locução adjetiva:

* de cavalo –

* de lebre –

* de osso –

* de jovem –

* de cabelo -

25) Coloque o significado dos prefixos em:

A) Contra-ataque:

B) Emergir:

C) Bipartir:

E) Hiperurbanismo:

26) Coloque o significado dos sufixos:

A) Pirataria:

B) Principado:

C) Matemática:

 

 

Texto: Gente é bicho e bicho é gente

1) Cite 5 antíteses do texto.

R -               (3)

2) Qual é a onomatopeia do texto?

R -                    (1)

3) Cite uma prosopopeia do texto.

R -                (2)

4) Como é classificado o narrador?  Justifique.

R -                (2)

5) Cite uma hipérbole do texto.

R -                (3)

6) Qual é o adjetivo superlativo?

R -                (2)

7) Cite 3 sentimentos expressos pelo autor no texto.

R -                (2)

8) Cite 5 verbos no pretérito perfeito do indicativo.

R -                (2)

9) Cite 3 verbos no gerúndio.

R -                (2)

10) Cite 6 locuções verbais.

R -                (2)

11) Cite 6 verbos no presente do indicativo.

R -                (2)

12) Retire do texto 3 advérbios de tempo.

R -                (2)

13) Retire do texto 5 verbos no pretérito imperfeito do indicativo.

R -                (2)