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Exercícios
SEGREDINHOS DE AMOR
Elias José (adaptado)
Gosto muito de vocês, Pensem bem na alegria que foi Nossa amável história até aqui. Se soubessem quantas lembranças levo ... Quanta saudade já guardo dentro de mim ... Quando eu trouxer meu diário, Vou registrar tudo lá. Sílaba por sílaba. Foi sublime ! Não me esquecerei de nada. Está tudo dentro de mim ! Não tenho problema mnemônico. Guardarei todas as fotos num álbum ... Foram muitas aventuras, Muitos desafios psicológicos. Sei, de fato, Façam o mesmo, registrem também Tudo o que vocês gostaram, Nossos passeios, os filmes a que assistimos, As festas que fizemos, as viagens ... Foi tudo tão rápido ... Inesquecível, inolvidável ... As paisagens ... as brincadeiras ... os jogos ... Dá até vontade de rir ... Não, não é medo do ridículo. Eu averiguei. Mas segredo é segredo, E um segredo é muito mais segredo Guardado dentro do peito, do tórax ! Com toda força, com caráter, atitude, energia e perspicácia |
1) Por que as palavras: “ridículo”, “sílaba” e “rápido” estão acentuadas no texto ? (0,1)
R - _________________________________________________________________________________________
2) Como foi explicado nas aulas, eu lírico é a personalidade que se manifesta no texto poético. Sendo assim, é possível saber a quem ele se dirige ? Justifique sua resposta. (0,2)
R - _____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
3) Cite, pelo menos, três sentimentos expressos pelo eu lírico no texto. (0,3)
R - ______________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
4) Por que o eu lírico quer guardar todas as recordações que viveram juntos ? (0,2)
R - ______________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
5) Complete: (0,9)
A) Separam-se as ....................... dos dígrafos: ...... , ...... , ...... , ...... e ......
B) Sílaba é o grupo de ................ que se emite em cada impulso de .............., tendo por base uma ..................... a que se juntam ................................... e semivogais.
C) A sílaba pronunciada com mais intensidade é chamada de ..................................................
D) Hiato é o encontro de duas ........................ pronunciadas em ................... impulsos de .................., formando ............................... diferentes.
E) Proparoxítona é a palavra cuja sílaba ......................................é a ....................................................
6) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique os encontros vocálicos: (0,5)
A) Fiel __________________________________________________________________________________
B) Muito __________________________________________________________________________________
C) Meio __________________________________________________________________________________
D) Desafios _______________________________________________________________________________
E) Alegria _________________________________________________________________________________
7) Coloque V ou F: (0,5)
A) ( ) Não se separam as letras dos grupos consonantais reais (consoante + L ou consoante + R). Exemplos: “segredo” e “sublime”.
B) ( ) Não se separam as letras dos ditongos e dos tritongos. Exemplo: brin-ca-dei-ras e a-ve-ri-guei.
C) ( ) Toda consoante, não seguida de vogal, fica na sílaba anterior. Exemplos: ab-so-lu-to e pers-pi-cá-cia
D) ( ) Se a consoante inicial não for seguida de vogal, vai para a sílaba seguinte. Exemplos: mne-mô-ni-co e psi-co-ló-gi-cos.
E) ( ) Separam-se as letras dos dígrafos: RR,SS, SC, SÇ e XC. Exemplos: mor-rer e as-sis-ti-mos
8) Cite duas palavras do texto em que há dígrafos, cujas letras não podem ser separadas. (0,2)
R - _____________________________________________________________________________________
9) Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (0,7)
(1) Tórax (2) Mnemônico (3) Há (4) História (5) Vocês (6) Inolvidável (7) Caráter |
( ) É acentuada porque é uma paroxítona terminada em “L” ( ) É acentuada porque é uma monossílabo tônico terminado em “A” ( ) É acentuada porque é uma proparoxítona. ( ) É acentuada porque é uma paroxítona terminada em “R” ( ) É acentuada porque é uma paroxítona terminada em ditongo ( ) É acentuada porque é uma oxítona terminada em “E” seguido de “S” ( ) É acentuada porque é uma paroxítona terminada em “X” |
10) Grife a sílaba tônica das palavras e as classifique quanto à tonicidade: (0,4)
A) Explicação______________________
B) Foram _________________________
C) Guardada ______________________
D) Psicológico _____________________
11) Explique o sentido das expressões destacadas nas frases abaixo:
A) São rios de regime nival e pluvial.
__________________________________________________________________________________________
B) Nosso vizinho tem um grave problema cardíaco. É uma pena, pois ele é uma pessoa muito cordial.
___________________________________________________________________________________________
C) Trouxeram-nos um litro de mel silvestre.
___________________________________________________________________________________________________
D) Percebeu que estava tornando-se senil, quando as dores renais, cervicais e ciáticas não o abandonaram mais.
____________________________________________________________________________________________________
E) Fred foi condenado pelo crime passional que cometeu há dois anos.
____________________________________________________________________________________________________
12) Complete as frases seguintes com os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas entre parênteses:
A) Ela saiu para a caminhada ____________________(da manhã) e acabou voltando somente na refeição ______________________(da tarde).
B) Houve um significativo crescimento nos rebanhos______________________(de boi), ____________________(de ovelhas), ___________________(de cabras) e __________________________(de porcos).
C) A população ______________________(das ilhas) apresenta distribuição ______________________(de idade) equilibrada.
D) Após o acidente, Leandro foi levado ao hospital com fortes dores ____________________(do tórax) e suspeita de traumatismo ______________________ (do crânio).
E) A navegação _________________________(dos rios) é muito praticada no Norte do País.
13) Coloque os adjetivos pátrios das seguintes localidades:
A) Santa Catarina: __________________________________
B) Uberaba: _______________________________________
C) Sergipe: _______________________________________
D) França: ________________________________________
E) Franca: _______________________________________
F) Ásia: ________________________________________
G) Marte: ______________________________________
H) Acre: _______________________________________
I) Egito: _______________________________________
J) São Paulo (capital): __________________________
K) Rio de Janeiro (estado): ________________________
14) Coloque os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas:
A) de estrela: _______________________________
B) de face: _________________________________
C) de fera: _________________________________
D) de frente: _______________________________
E) de idade: _______________________________
F) de inverno: _______________________________
G) de lado: ________________________________
H) de macaco: ______________________________
I) de tórax: ________________________________
J) de veias: _______________________________
15) Passe os adjetivos para o plural:
A) Gentil - __________________________________
B) São - ___________________________________
C) Azul - ___________________________________
D) Útil - ___________________________________
E) Feroz - ________________________________
F) Sensível - _______________________________
16) Passe os substantivos para o plural:
A) Ancião - ________________________________
B) Mão - _________________________________
C) Gravidez - _____________________________
D) Pão -_________________________________
E) Giz - _________________________________
F) Cidadão - ____________________________
G) Radar - _____________________________
H) Luz - _______________________________
I) Voz - _______________________________
17) Passe os substantivos para o plural e para o diminutivo:
A) Anel - _____________________________________
B) Limão - ___________________________________
C) Mamão - ________________________________
D) Papel - __________________________________
E) Pardal - __________________________________
F) Lençol - __________________________________
G) Cão - ____________________________________
H) Coração - _______________________________
18) Passe os substantivos para o feminino:
A) Profeta:__________________________________
B) Presidente: _______________________________
C) Gigante: _________________________________
D) Oficial: ___________________________________
E) Ancião: __________________________________
F) Zangão: _________________________________
19) Passe os adjetivos para o feminino:
A) Cru: __________________________
B) Mau: _________________________
C) Ateu: _________________________
D) Cristão: _______________________
E) Chorão: _______________________
F) Espanhol: _____________________
G) Burguês: _______________________
20) Passe os substantivos para o plural:
A) Pão:_________________________
B) Corrimão: _____________________
C) Colher: _______________________
D) Fóssil: _______________________
E) Mão: _________________________
F) Projétil: ________________________
G) Pagão: _______________________
H) Capitão: _______________________
21) Leia as palavras abaixo:
diagrama, adquirir, brita, nascer, excedente, massa, pleno, chave, crítico, nasça, flecha,bloqueio, classificação, oftalmologista, questão, aguentar
A) Indique os dígrafos consonantais:
__________________________________________________________________________________
B) Indique os encontros consonantais:
____________________________________________________________________________________________________________
22) Separe as sílabas e, em seguida, classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo:
A) Alguém: ______________________________
B) Trouxeram: ____________________________
C) Diáspora: _____________________________
D) Tuiuiú:_________________________________
E) Piauí: _____________________________
F) Ideia:_________________________________
G) Gênio:_____________________________
H) Tireoide: ____________________________
I) Claustrofobia: ________________________
23) Separe as sílabas abaixo e classifique as palavras:
A) Melancia: ______________________________
B) Saíram: _______________________________
C) Sobressaí: _________________________
D) Sobressai: _________________________
E) Iguais: ___________________________
F) Circuito: __________________________
G) Balões: ____________________________
24) Grife a sílaba tônica e classifique a palavras quanto à tonicidade:
A) Ação: __________________________________
B) Atuou: __________________________________
C) Caetano: ________________________________
D) Parelelepípedo ___________________________
E) Látex ___________________________________
T) Ruim: ___________________________
25) Classifique as palavras abaixo quanto à tonicidade:
A) Substantivos: _______________________________
B) Córtex: ___________________________________
C) Paraguai: _________________________________
D) Cálice: _________________________________
E) Professor: _______________________________
F) Humano: ______________________________
G) Jesus: ________________________________
H) Oxítona: _______________________________
I) Invariável: __________________________________
J) Ancião: __________________________________
K) Infinita: __________________________________
L) Gênero: _____________________________
M) Comprar: _______________________________
N) Intérprete: ________________________________
O) Trabalhador: ______________________________
P) Trabalhava: _________________________________
Q) Número: ______________________________
R) Doença: _________________________
S) Raiz: ____________________________
26) Observe a linguagem coloquial abaixo e substitua-a pelo adjetivo superlativo absoluto sintético apropriado:
A) Ela adotou uma posição supercrítica.
_____________________________________________________
B) Ele é um piloto superveloz.
____________________________________________________
C) Crianças subnutridas têm uma constituição vulnerável, vulnerável.
______________________________________________________
D) É superpossível que a gente vá viajar.
___________________________________________________
E) Ela tem uma cabeça arquipequena.
_________________________________________________
F) Hitler é uma cão supermanso.
_____________________________________________
G) A violeta é uma planta fragilzinha.
__________________________________________
H) Ele é arquiamigo de meu irmão.
_________________________________________
I) Ele saiu daqui felizinho da silva.
_________________________________________
J) Jeca Tatu é um cara sabidão.
________________________________________
27) Classifique o grau dos adjetivos:
A) Sou mais alto do que você.
_____________________________________________________
B) João é o mais alto de todos.
_____________________________________________________
C) Sou tão alto quanto você.
____________________________________________________
D) Este monte é o maior de todos.
___________________________________________________
E) O Sol é maior do que a Terra.
___________________________________________________
F) Pedro é o menos alto de todos.
__________________________________________________
G) Sou menos alto do que você.
__________________________________________________
H) A torre é muito alta.
__________________________________________________
I) A torre é altíssima.
___________________________________________________
28) Observe as palavras abaixo:
Parede, carro, saudade, flor, cardume, Paraná, porta-luva, pinacoteca, Rio Grande do Norte, arco-íris, frota, Joãozinho, dentadura, pedra, sapataria, Europa, solidariedade, tristeza, sorveteria, terra, América do Sul.
Agora, coloque os substantivos que sejam, ao mesmo tempo:
A) Simples, comuns e concretos -
B) Simples, concretos e próprios -
C) Compostos e próprios -
D) Derivados -
E) Abstratos -
F) Coletivos -
G) Primitivos -
29) Grife a sílaba tônica e classifique as palavras quanto à tonicidade:
A) Pedagógicos:
B) Professor:
C) Professora:
D) Municipal:
E) Brincar:
F) Casa:
G) Mamãe:
H) Rápido:
I) Deverá:
30) Separe as sílabas, grife as tônicas e classifique as palavras abaixo:
A) Diversão:
B) Uniforme:
C) Pátio:
D) Angélica:
E) Características:
F) Mnemônico:
G) Herói:
H) Perspicácia:
I) Alfabética:
M) Interpretação:
N) Código:
O) Helicóptero:
P) Príncipe:
Q) Princesa: